[[disciplinas:bot89_2016:inicio]]

Introdução ao R (BOT-89) 2016

Bem vindo(a). Aqui você encontra informações, programa e material da disciplina Preparação de dados para Análises Estatísticas - Introdução ao R (BOT-89), do Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA, ministrada entre 25 de abril à 06 de maio de 2016.

Esta disciplina visa (a) passar uma noção geral sobre dados e metadados e como criar e manter um banco de dados de forma simples e organizada e que facilite seu uso posterior; e (b) introduzir o uso da linguagem de programação R que é extremamente poderosa para manipulação de dados, análises estatísticas e produção de gráficos, e cujo domínio oferece um grande ganho de produtividade a todo cientista e facilita o entendimento de métodos analíticos. Este não é um curso de estatística.

  • Data: 25 de Abril a 06 de Maio de 2016
  • Local: Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA
  • Horário: Dia inteiro começando as 8:30 da manhã.
  • Professores: Alberto Vicentini (vicentini.beto@gmail.com)
  • Monitores: Flávio Magalhães Costa (flaviomagalha@gmail.com), Ricardo Braga-Neto (saci007@gmail.com ), Ricardo Perdiz (ricoperdiz@gmail.com ) e Rodrigo Dias (rodrigo1406@gmail.com)
  • Obs: O conteúdo dessa disciplina é pré-requisito para a disciplina de Delineamento Experimental e Amostral do PPG-BOT.

Em 2016 adotamos um novo formato para o curso, focado apenas na prática do uso do R e na organização de dados de interesse do próprio estudante. As atividades práticas visam tornar o aprendizado mais ativo, movido principalmente pela curiosidade e pelo interesse do aluno. O curso está estruturado em duas principais etapas:

  1. Na primeira semana (25-29 de Abril) cada estudante deverá fazer os exercícios estruturados num Tutorial de Introdução ao R, para você conhecer a sintaxe básica da linguagem de programação e o potencial de usar o R como ferramenta científica, e se familiarizar com procedimentos de Análise Exploratória de dados.
  2. Na segunda semana (2-6 de Maio), cada estudante deverá organizar um conjunto de dados de sua escolha e usar o R para fazer uma análise exploratória desses dados e outras análises de seu interesse, gerando um relatório na forma de scripts e figuras. Você deverá entregar este relatório para sua avaliação na disciplina.


#as carinhas de Chernoff são geradas pelo pacote
library(TeachingDemos)
#uma matriz com variaveis
pessoas = paste("pessoa",1:10,sep="-")
altura = rnorm(10,mean=1.7,sd=0.2)
dedao = rnorm(10,mean=0.05,sd=0.002)
mm = data.frame(altura,dedao)
rownames(mm) = pessoas
faces(mm)

<BIBTEX: file=bot89 style=harvard sort=year> Página com Bibtex

  • Este curso é se baseia na Disciplina BIE5782 de Introdução ao R oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e utiliza vários dos scripts e material produzidos pelos professores da USP.
  • Taskviews: São listas comentadas dos pacotes do R para uma certa área ou tema, mantidas no CRAN1). Para nossa área, p.ex, há os views Environmetrics, Multivariate, Genetics, Spatial, Morphometrics, Phylogenetics. Todo espelho de CRAN mantém uma cópia dos taskviews. Para o espelho da FMV-USP o link é http://www.vps.fmvz.usp.br/CRAN/web/views/.
  • CRANTASTIC!: Excelente sítio com resumos de todos os pacotes do CRAN. Tem recursos para buscas de pacotes e funções por assuntos, resumos de cada pacote, avaliações de pacotes e muito mais. Juntamente com as taskviews, é o recurso básico para encontrar o pacote que você busca no R.
  • The R Journal: periódico mantido pelo R Project, onde são publicados artigos sobre novos pacotes, dicas para programadores e usuários, e uso do R nas mais variadas aplicações estatísticas.
  • Journal of Statistical Software: tem sido o principal veículo sobre análises e novos pacotes no R. Muitos dos principais pacotes usados em ecologia e biologia têm artigos com exemplos de aplicação neste periódico.
  • Quick R, de Rob Kabakoff: um guia rápido on line muito bem organizado e fácil de consultar. Foi criado para facilitar a migração de usuários de outros pacotes, mas é um recurso de consulta rápida útil para todos.
  • The R Wikibook: manual muito completo na coleção de Wiki Books.
  • R Graph Gallery: para conhecer gráficos que podem ser gerados com o R (e obter o código se gostar de algum).

1)
Comprehensive R Archive Network, repositório oficial dos programas e pacotes do R
  • disciplinas/bot89_2016/inicio.txt
  • Última modificação: 27/57/2017 08:57
  • por labotam_admin